Miguel Alcade Bridal Atelier | A diferença entre pérola e madrepérola
7967
post-template-default,single,single-post,postid-7967,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

A diferença entre pérola e madrepérola

A diferença entre pérola e madrepérola

Pérolas – Capítulo 6

Olá rainhas!

Para nós, apaixonados por gemas, cada é sempre um prazer conhecer mais sobre esse universo tão precioso. Eu busco incessantemente as respostas para essas dúvidas que às vezes surgem para mim e faço questão de compartilhar com vocês. Uma delas é essa relação entre pérola e madrepérola. Que elas são diferentes, nós sabemos, mas quais são essas diferenças que separam a pérola e a madrepérola, primas-irmãs da mesma concha?

Do ponto de vista químico, as diferenças entre pérola e madrepérola são muito poucas, variando somente a proporção de seus componentes e a forma de cristalização. O material principal que dá origem à pérola e à madrepérola é o carbonato de cálcio, que é expelido pelas células do epitélio do molusco. Entretanto, esse carbonato pode ser cristalizado de formas diferentes, através da cristalização irregular, da cristalização trigonal (formando a calcita) e da cristalização ortorrômbica (formando a aragonita).

A madrepérola surge do material perlífero segregado pelo manto do molusco e depositado no interior da concha. Esse processo ocorre primeiro quando uma fina rede de material orgânico é expelida pelo manto para a superfície da concha e depois as fendas dessa rede são preenchidas pelos cristais de carbonato de cálcio, que são cristalizados sob a forma de calcita e aragonita.  O fascinante é que podemos, através do número de camadas depositadas na concha, determinar a idade da ostra.

A madrepérola é mais bonita quanto mais fina for suas camadas, produzindo o efeito “water”, aquele feito incrível promovido pela passagem de luz através das camadas de madrepérola e pela distorção produzida pelos cristais de aragonita. Já as pérolas, como disse, não são muito diferentes, essa rede de conchiolina é depositada ao redor do núcleo, mas suas fendas são preenchidas por carbonato de cálcio cristalizado sob a forma de aragonita em camadas concêntricas. Ou seja, basicamente, a diferença entre a pérola e a madrepérola é a forma da cristalização do carbonato de cálcio. Se na madrepérola as camadas são planas, na pérola são camadas concêntricas.  Vocês esperavam por essa?

Beijo, beijo minhas queridas,

Miguel Alcade

 

 

 

2Comentários
  • sunny leone sexy images/ 16.03.2017Responder

    If some one wants to be updated with latest technologies
    afterward he must be go to see this site and be up to
    date all the time.

  • Gilberto/ 22.10.2017Responder

    Onde encontro esta peça de madreperola em placa na penultima figura?
    /

Deixar um comentário