Miguel Alcade Bridal Atelier | A pedra da gentileza
9598
post-template-default,single,single-post,postid-9598,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

A pedra da gentileza

A pedra da gentileza

Esmeralda – Capítulo 3

Eu já disse que adoro escrever para vocês? A cada post me obrigo a pesquisar novidades da joalheria e mesmo quando acho que já sei muita coisa, sempre aprendo algo novo! Foi o que aconteceu agora quando me preparei para esse artigo. Já faz tempo que sou fã das esmeraldas e busco informações sobre ela. Mas só hoje descobri que entre tantos atributos ela também é a gema da gentileza! E não é que faz sentido isso? O mundo precisa mesmo é de mais esmeraldas!!!

Também descobri outras curiosidades interessantes sobre essa linda gema verde que vão fazer vocês desejar aumentar a coleção de joias! A esmeralda foi para os povos antigos o símbolo da imortalidade e da fé, e devido às mudanças de sua cor, representava a inconstância do amor. No livro dos Vedas, as mais antigas escrituras sagradas hindus, a esmeralda é tida como um elo com a terra e com todas as coisas em crescimento.

Conhecidas há mais de 5 mil anos, a maioria das esmeraldas utilizadas na joalheria antiga vinham do Egito. No entanto, foi somente com o descobrimento da América que a civilização ocidental viu pela primeira vez as melhores esmeraldas do mundo. Os povos nativos da América do Sul já reverenciavam o “fogo verde” desta gema fascinante e de extrema qualidade encontrada nas minas da Colômbia. No México os astecas associavam estas gemas à fertilidade e ao bem estar, à primavera e ao poder regenerador da chuva: uma gema completamente positiva e de boa sorte.

A coroa espanhola buscava na terra conquistada a origem de tão belas gemas. Não estavam nem no Peru, nem no México, mas foram descobertas quando Gonzalo Jiménez de Quesada conquistou a Colômbia em 1537. Ele recebeu de presente dos índios chibchas locais nove “pedras verdes”, que reconheceu como esmeraldas.

No Brasil, as buscas por esmeraldas foram infrutíferas até 1572, quando os bandeirantes encontraram as primeiras pedras verdes na Bahia. Em1674, Fernão Dias Paes Leme comandou uma expedição que chegou finalmente à região das esmeraldas, encontrando gemas verdes. Enviadas a Portugal foram analisadas e classificadas. Eram na verdade turmalinas verdes. A procura em território nacional só terminou em 1963, quando foram descobertos em Salininhas, na Bahia, os primeiros depósitos de esmeralda com qualidade para serem usadas nas mais lindas joias. Viram? Também existe gentileza no Brasil… Mas claro, é preciosa e não está em todo lugar! 😉

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

Sem Comentários

Deixar um comentário