Miguel Alcade | As cores das pérolas
7880
post-template-default,single,single-post,postid-7880,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

As cores das pérolas

As cores das pérolas

Pérolas – Capítulo 4

Você já se perguntou por que algumas pérolas são brancas e outras apresentam cores das mais diversas tonalidades? Como as mulheres costumam ser curiosas, eu aposto que sim!!! Eu mesmo sempre quis saber a resposta para esse fato e, claro, fui pesquisar, buscar informação qualificada para contar tudo para vocês, meninas!

Então vamos lá: existem várias tonalidades de pérolas: as branquinhas, sempre muito desejadas pelas noivas, cremes, rosadas, cinzas, negras, douradas e esverdeadas, basicamente. Essa variação existe em função de quatro fatores: da presença (ou ausência) de sais minerais, elementos que estão ligados ao tipo de solo marinho; grau de salinidade; quantidade de plâncton e temperatura da água.

O ferro produz uma coloração marrom claro na pérola, a azurita, tons azulados, o silicato de zinco, uma cor mais acinzentada. Para apresentar a cor creme ou dourada, a pérola precisa possuir grande porcentagem de carbonato de magnésio, óxido de ferro e alumínio. Já as pérolas brancas têm uma pequena porcentagem de carbonato de magnésio e quase nada de óxido de ferro e alumínio. Águas mais salgada produzem pérolas na cor creme e águas mais ricas em plâncton produzem pérolas esverdeadas (bata lembrar das belíssimas pérolas australianas, que têm um tom absolutamente fascinante!).

Outro fator interessante (e importante para o mercado de joias) a temperatura da água. Em mares e lagos situado em regiões onde o calor é forte e as temperaturas muito elevadas, os moluscos produzirão gemas com camadas de nácar mais espessas e, consequentemente, mais opacas e com pouco oriente. Isso porque a água quente estimula o metabolismo do molusco e ele passa a gerar mais camadas de nácar.

Esses são os fatores naturais que determinam as cores das pérolas. No entanto, também existem processos de tingimento que podem modificar a cor natural dessas gemas. Evidentemente o valor de uma pérola tingida é inferior ao valor das pérolas cultivadas, mas ainda assim são opções naturais e de extremamente belas e sofisticadas.

Outro ponto interessante em relação às cores é que cada tonalidade tem um significado. Vamos conhecer?

Pérola Branca – Saúde, paz, pureza, fertilidade, verdade, fé e honestidade.

Pérola Rosa – Amor, lealdade, generosidade, romance, bondade.

Pérola Lilás – Sabedoria, criatividade, motivação, vitalidade.

Pérola Creme – Sucesso, felicidade, proteção, sinceridade.

Pérola Negra – Sorte, independência, mistério, proteção, equilíbrio, força, fascinação, controle.

Pérola Dourada – Riqueza, sucesso, prosperidade, iluminação.

Qual delas vocês gostam mais???

Beijo, beijo, meninas!

Miguel Alcade

Sem Comentários

Deixar um comentário