Miguel Alcade Bridal Atelier | Joias de Prata: tudo o que você precisa saber!
1152
post-template-default,single,single-post,postid-1152,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Joias de Prata: tudo o que você precisa saber!

Joias de Prata: tudo o que você precisa saber!

Com beleza e brilho próprio, a prata, assim como o ouro, é usada na joalheria desde a Antiguidade. Reverenciado pela nobreza, sempre manteve lugar de destaque em peças feitas à mão por habilidosos ourives. Para preservar a essência do metal, no século XIII, o rei de Portugal Dom Afonso II chegou a proclamar uma lei que punia quem alterasse o teor da mistura da prata.

Para ser digno de ser considerado Prata de Lei, o metal deveria ter 80% desse metal em sua composição. Esse termo é usado ainda hoje para denominar os diversos tipos de ligas de prata. Assim como acontece com o ouro, que é maleável, a prata necessita ser misturada a outros metais para que possa ser usada em joias e objetos.

Hoje em dia, com os recursos da tecnologia, as joias de prata de boa qualidade, não oxidam mais. Elas mantêm sua beleza e brilho por muito mais tempo. Versáteis e modernas, atualmente elas são recomendadas para acompanhar as mulheres até mesmo em grandes eventos que exigem elegância e sofisticação.

m 1

As ligas mais usadas

  • Prata 950 – contém 5% de liga. É a ideal para a fabricação de jóias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.
  • Prata 925 – Contém 7,5% de liga de cobre.
  • Prata 90 ou 900 – é a de menor valor.

Depois de fundida, em altas temperaturas, é usada para banhar objetos de latão, de cobre, de ferro e de estanho, entre outros metais.

PRATA DE LEI (925 ou 950):

É a prata utilizada na fabricação de jóias.

Ela é pura e tem como liga, no máximo, 7,5% de outros metais.

A cada 1000 partes de metal, 950 são de prata.

As outras 50 pertencem a outros metais, normalmente Cobre.

MGA 27

Como preservar o brilho das joias de prata

Evite usar suas joias quando for à praia ou entrar na piscina, ou quando mexer em produtos químicos. Isso vale para produtos de limpeza e também perfumes e maquiagem. Para guardar, coloque suas joias de prata em saquinhos de veludo ou de plástico bem vedado para evitar a entrada de ar.

Para limpar a prata no dia a dia use apenas flanelas limpas. Caso elas precisem recuperar parte do brilho pode ser usar um produto químico específico para limpeza de prata. No entanto, algumas joias de prata recebem uma camada de ródio, metal que proporciona brilho, durabilidade e não oxida. É o caso das joias da minha grife. Elas não precisam de nenhum tipo de limpeza mais profunda, pois mantém sua beleza por muito tempo.

Tags:

1Comentário
  • fernando/ 18.08.2017Responder

    Gostei das dicas eu tenho umas fruteiras que tem o selo de prata90 quero saber se tem algum valor

Deixar um comentário